


quinta, 24/04
|Mesão Frio
Fados e Canções de Abril
Apesar das diversas teorias sobre a sua origem, a certeza de que o Fado se constitui no género musical português mais reconhecido e respeitado pelo mundo fora dá-lhe um estatuto irrefutável. A recente distinção da UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade vem confirmar esse estatuto.
Horário e local
24/04/2025, 21:30 – 25/04/2025, 23:20
Mesão Frio, Auditório Municipal
Sobre o evento
Apesar das diversas teorias sobre a sua origem, a certeza de que o Fado se constitui no género musical português mais reconhecido e respeitado pelo mundo fora dá-lhe um estatuto irrefutável. A recente distinção da UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade vem confirmar esse estatuto, devolvendo-lhe a popularidade internacional já antes alcançada por Amália Rodrigues, entre outros(as) intérpretes de referência.
Houve fados de Abril antes de Abril. Poemas para melodias de Alain Oulman, também esta perseguido e detido pela PIDE, corajosamente interpretados e gravados por Amália Rodrigues ainda na década de 60. O Fado de Peniche, com o poema Abandono, de David Mourão Ferreira, é um exemplo flagrante, ao trazer nas entrelinhas a detenção de Álvaro Cunhal no Forte de Peniche.
Também a canção portuguesa imortalizou o pré e pós Abril, com os cantautores José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Carlos Mendes, Paulo de Carvalho, entre outros.
Neste programa,…