O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta.
Fonte: Direção-Geral do Património Cultural

Dólmen da Orca em Fiais da Telha [Carregal do Sal]

Também denominado por Dólmen da Orca e Lapa da Orca, este admirável sepulcro é um dos mais emblemáticos dólmenes portugueses devido ao seu excelente estado de conservação, que permite perceber o engenho e arte necessária para a construção destes monumentos.
Foi intervencionado pela primeira vez em setembro de 1895, por Maximiano Apolinário, resultando no achado de uma ponta de seta, então depositada no Museu Nacional de Arqueologia. Contudo, foi preciso esperar 90 anos para este monumento ser alvo de um estudo arqueológico.
Um facto interessante, e que difere dos restantes dólmenes, é que este ainda conserva a “laje de guilhotina” na posição original, e que fecha o vão criado pelo desnível entre o corredor e a câmara.
.
Fonte: Rota de Megalitismo
Foto: Câmara Municipal de Carregal do Sal