O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta.
Fonte: Direção-Geral do Património Cultural
Solar dos Freixos [Penedono]
Trata-se de um sóbrio mas aristocrático edifício dos séculos XVII e XVIII que substituiu outro de bem maior antiguidade do século XV. Eram estas as moradas ancestrais da poderosa família dos Coutinhos, condes de Marialva, gente ilustre entre a mais ilustre de Portugal.
O imóvel desenvolve-se em função de um espaço central quadrangular, do qual ascende ao andar nobre uma escadaria de pedra com o corrimão de volutas. No andar da fachada principal, voltada sensivelmente ao norte, contam-se sete amplas janelas de verga saliente e varandas de ferro. Numa época mais tardia do século XVIII, todas foram providas de anteparos pétreos, de perfil ligeiramente curvo.
Ao lado da fachada encosta-se a capela senhorial da invocação de S. João Baptista (profanada há muito) e onde hoje se situa o Centro de Interpretação de Penedono.
Recentemente, após obras de restauro, o Solar dos Freixos acolhe condignamente os Paços do Concelho e outros serviços públicos.