O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta.
Fonte: Direção-Geral do Património Cultural
Igreja Matriz de Freixo de Espada-à-Cinta [Freixo de Espada-à-Cinta]
Uma das três igrejas manuelinas com abobadamento das naves à mesma altura, a Igreja de Matriz de Freixo de Espada-à-Cinta é uma igreja-salão mandada edificar por D. Manuel no local de um antigo templo gótico, inicialmente construído no reinado de D. Sancho II. A campanha do século XVI haveria de se arrastar por muito mais tempo, praticamente um século, e as obras encerraram definitivamente depois da restauração da independência, já em pleno reinado de D. João IV. O exterior apresenta uma feição bastante austera e compacta, denunciando o abobadamento interior à mesma altura, e as necessidades estruturais de base a essa solução.
Na capela-mor, inseridas num amplo painel de talha dourada barroca, subsistem tábuas do retábulo-mor original, da autoria de Grão Vasco e datável da década de 20 do século XVI. Esta campanha barroca do reinado de D. João V privilegiou essencialmente a renovação do retábulo-mor, em talha barroca estilo nacional, a construção do coro e a remodelação da sacristia, mantendo os elementos essenciais manuelinos que chegaram praticamente íntegros até aos nossos dias .
Fonte: IPPAR/ IGESPAR