O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta.
Fonte: Direção-Geral do Património Cultural
S. Salvador do Mundo [S. João da Pesqueira]
O monte de S. Salvador do Mundo, o Castelo Velho ou Ermo, teve as suas primeiras ocupações na Pré-História, principalmente a partir dos finais do IV milénio a.c., o período do Neolítico Final. A sua posição estratégica, o domínio visual de um vasto território, a proximidade de um bem e recurso natural como o rio Douro onde para além de existirem recursos piscatórios, passariam diversas manadas de animais, servem de argumentos pela procura e fixação neste local, de comunidades recolectoras.
Este espaço teve uma ocupação contínua, onde para além do período da Pré-História, existe uma ocupação romana e medieval, para que posteriormente, no século XVI, se assista a uma transformação arquitetónica e simbólica, assente no início da construção do Santuário de S. Salvador do Mundo.
Fonte: Câmara Municipal de S. João da Pesqueira