O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta.
Fonte: Direção-Geral do Património Cultural
Capela Nova [Vila Real]
A denominada Capela Nova, ou capela dos Clérigos, é um edifício de arquitectura barroca, cujas obras sabemos terem tido início em Fevereiro de 1639 (PARENTE, s.d., p. 90). Todavia, a sua linguagem remete para uma época mais avançada, já plenamente setecentista, o que indicia a ocorrência de uma nova campanha de obras, mais tardia, responsável pela edificação que hoje conhecemos. De todas as formas, a capela deveria estar concluída em 1740, dado que uma das epígrafes que se encontra no seu interior, referente a um legado de missas, apresenta a data de 1740.
Situada no eixo que define duas artérias da cidade de Vila Real, a capela impõe-se na malha urbana, não apenas pela sua localização privilegiada e cenográfica mas, principalmente, através de uma fachada profusamente decorada, de ritmos dinâmicos. Esta arquitectura sólida, marcada por duas imponentes colunas de ordem toscana, de cada lado do pórtico de entrada, com entablamento em relevo e frontão contracurvado a que se sobrepõem três esculturas representando São Pedro, e dois anjos, tem vindo a ser atribuída a Nicolau Nasoni.